segunda-feira, 8 de outubro de 2012

MOBILIZAÇÃO E TRAÇÃO ARTICULAR

Mobilização Articular


A mobilização articular é feita segundo a dosagem de MaitlandQue consiste em 4 graus de mobilização:
Grau I - Movimentos rítmicos com pouca mobilidade da articulação;
Grau II - Movimentos rítmicos, avançando um pouco mais na mobilidade articular e cheagando até a primeira resistência encontrada;
Grau III - Até o limite encontrado, voltando até o meio termo entre o limite articular e o grau I;
Grau IV - Até o limite encontrado, mantendo uma leve oscilação no limite articular.

É uma técnica muito eficaz no tratamento de disfunções articulares, controlando a dor e devolvendo os movimentos artrocinemáticos normais. Os movimentos artrocinemáticos são pequenos movimentos que acontecem dentro da articulação, necessários para os movimentos osteocinemáticos (movimentos de abdução, flexão, extensão, etc). São basicamente três os movimentos artrocinemáticos: giro, deslizamento e rolamento. A perda de algum desses movimentos poderá implicar em dor e conseqüente perda de amplitude de movimento (ADM), levando a hipomobilidade da articulação, “forçando” a uma outra articulação ficar hipermóvel, culminando em compensações que se perpetuarão por todo o corpo.
Através da mobilização articular, a cinemática articular pode ser recuperada devolvendo, o movimento osteocinemático normal em sua ADM. Também pode ser apontada a ação sobre o tecido conjuntivo, diminuindo uma possível contratura no tecido capsular e tendíneo.
Os dois primeiros graus de Maitland podem ser usados para o alívio da dor do paciente no tratamento inicial dos sinais e sintomas. Visando a recuperação de ADM, tendo já resolvido os sinais e sintomas, aplica-se a mobilização de graus III e IV. A dor é o maior parâmetro que irá guiar o fisioterapeuta em seu tratamento.



Tração Articular

A tração articular é feita segundo a dosagem de KaltenbornQue consiste em 3 graus de tração:
Grau I - Intermitente: Usada em dor aguda/espasmo;
Grau II - Intermitente: Dor sub-aguda inicial, objetivo de manter ADM;
Grau III - Sustentado: Objetivo de ganhar ADM.

A tração é uma técnica bastante eficaz para o tratamento dores articulares, capaz de reduzir a dor e aumentar a mobilidade articular. Basicamente, a técnica consiste em separar as superfícies articulares, a qual é perpendicular ao plano tratado. Para se efetuar o tratamento com tração é preciso seguir os graus propostos por Kaltenborn. Também está indicado ao tratamento inicial que pode ser realizado conjuntamente com a mobilização articular. O parâmetro seguido aqui também é a dor.

6 comentários:

  1. Paciente atleta, teve subluxacao de ombro a mais de 1 mês, posso realizar tração articular?

    ResponderExcluir
  2. sim de grau 3 de Kaltenborn .

    ResponderExcluir
  3. Pessoa com espondiloartrose cervical pode realizar a tração articular?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. uma pessoa q fez artroplastia no joelho ficou sem fazer exercício um bom tempo,foi fazer o teste conseguiu fazer até 20 de flexor qual grau maitland usar para amplitude de movimento?

    ResponderExcluir
  6. Em quais graus a dosagem da mobilização e realizada com finalidade de alongamento da estruturas?

    ResponderExcluir